Plataformas inteligentes e integração: o papel do software em IoT

Foto: SmartBear

A maior parte do desenvolvimento de software para a Internet das Coisas será incorporada nas etapas de criação  das interfaces (dashboards) e algoritmos de análise de dados (big data analytics). Uma vez que existam os dispositivos que coletam e enviam de alguma forma os dados para a nuvem, a próxima é  o armazenamento e processamento dos dados.

Em geral, estas duas etapas são integradas em uma mesma ferramenta. Atualmente existem diferentes serviços de armazenamento em nuvem e analytics, como o AWS (Amazon Web Services), IBM Bluemix e Microsoft Azure. A principal contribuição destes serviços é a extração do possível valor (em termos de informação e capacidade do processamento) de cada dispositivo conectado. Os exemplos práticos fornecidos por essas companhias permite uma operação de  filtragem nos dados de cada dispositivo e consequente transmissão para a nuvem das informações necessárias. Esta etapa pode ser definida como fog computing, quando aplicada em gateways, ou como mobile edge computing quando implementada nos dispositivos finais (endpoints) da camada preceptora.

Para o desenvolvimento das aplicações finais para cada produto e solução em IoT, os serviços listados aqui também podem acelerar a etapa de implementação de uma possível versão teste. A criação rápida de aplicativo de nuvem e serviços web para dispositivos móveis contam com ferramentas de reconhecimento de padrões e fluxo de dados em tempo real dos dispositivos IoT, além de tradicionais modelos definidos para as interfaces.

Outra abordagem interessante em cada uma das ferramentas das ferramentas para IoT aqui listadas (AWS, Azure e Bluemix) é uma abordagem na precificação a partir do número de dispositivos conectados e serviços individuais necessários para a aplicação específica. Em geral, essa definição de preço é semelhante ao pagamento de serviços públicos como água ou energia elétrica, no modelo pay-as-you-go. A configuração, estimativa de custo e quais serviços possam ser úteis para o seu projeto pode ser realizada online na página de cada ferramenta.

Deixe uma resposta