Benefícios da utilização de Big Data na Indústria 4.0

Foto: 5wpr

Afinal, o que é big data?

Big data descreve um grande volume de dados, estruturados ou não estruturados, que geram impactos nos negócios e que aplicativos tradicionais de processamento de dados não conseguem lidar. Tais dados podem ser usados para a obtenção de melhores resultados nas tomadas de decisão e direções estratégias de diversos negócios.

Apesar de já estarmos vivendo a revolução da indústria 4.0, diversas empresas ainda tomam decisões baseadas apenas em “experiências profissionais” e informações empíricas. Uma fábrica totalmente conectada, muitas vezes até autônoma, consegue, além de analisar o funcionamento completo da linha de produção através de máquinas comunicando-se entre si, analisar fatores externos, como condições climáticas, cotação de dólar e desejo dos consumidores.

Para tomada de decisão, Big Data na indústria pode atuar na diminuição de operadores (redução de custos, melhor desempenho, economia de energia e etc.), em manutenções preditivas e otimizar a tomada de decisão em geral afim de garantir que o que foi produzido com qualidade e baixo custo vai ser absorvido pelo mercado da forma esperada.

Deixe uma resposta