Etapas do desenvolvimento de uma solução em IoT

Foto: Inovare TI

Diferentemente das maiorias de soluções de software que possam ser aplicadas nas empresas, as soluções envolvendo IoT provavelmente irão envolver uma certa complexidade adicional devido a necessidade de uma possível criação de protótipos para elementos de hardware, os conhecidos sistemas ciber-físicos, responsáveis pela coleta de dados.

A maioria das soluções de IoT irão integrar um elemento físico (hardware), ligado a sensores e atuadores. As informações obtidas desse dispositivo são enviadas para um servidor, na etapa chamada de cloud computing, e posteriormente analisados. Assim, as etapas do desenvolvimento concentram-se no desenvolvimento dos elementos de hardware, estabelecimento da rede para conexão e desenvolvimento de software para a aplicação final (dashboard, aplicativo mobile ou site).

Empresas com a experiência no desenvolvimento de produtos físicos, que envolvem a produção protótipos, sabem a necessidade de um refinamento contínuo com base no feedback de versões  iniciais. Os produtos IoT têm a complexidade adicional derivada da necessidade de criar versões beta também para softwares e testes de conectividade da rede.

A partir da divisão das três camadas listadas, uma série de perguntas poderão surgir e as respostas dessas serão essenciais para a minimização dos custos da implantação da Internet das Coisas na sua empresa. Apenas um sensor pode ser conectado e este meu sistema embarcado? Qual o custo mensal da conexão de cada dispositivo? Quão usáveis são as interfaces para monitoramento? A lista de perguntas pode ser grande e a resposta para cada uma delas estarão nas etapas do desenvolvimento.

Em geral, o processo de desenvolvimento envolve as seguintes etapas:

  1. Desenvolvimento do hardware a partir das especificações
  2. Desenvolvimento do firmware embarcado
  3. Design industrial
  4. Desenvolvimento da aplicação (software)
  5. Testes e certificação

Deixe uma resposta