Blockchain, Big data e Inteligência Artificial

Foto: blockchain news

O Big Data agrupa uma gigantesca quantidade de dados, possibilita a concepção de modelos que predizem e analisam o comportamento, a dinâmica de mercados e interações complexas. Tendo em vista a grande quantidade de dados que são gerados por grandes industrias todos os dias, desde a aquisição de matéria prima até a venda de um produto, faz-se necessário o uso de ferramentas que permitam o tratamento e o estudo desses grande quantidade de dados. O entendimento dos dados faz com que indústrias passem a prever suas condições futuras e permite esquematizar de forma adequada tomadas de decisões.

Dados precisam ser precisos e seguros. Essas duas características são os aspectos centrais do modelo de Blockchain em que todas as transações são registradas em vários nós depois de serem codificadas criptograficamente. O compartilhamento de dados tende a ser mais simples e frequente, com garantia de originalidade e segurança fornecida pela implementação do Blockchain. Enquanto o Big Data é capaz de processar dados um grande volume de dados, de qualquer natureza e com velocidade, o Blockchain traz transparência e simplicidade aos processos independentemente do tipo de indústria. Big Data e Blockchain são complementares.

Mas, o que fazer com uma grande quantidade de dados precisos e seguros?

É aí que entra a Inteligência Artificial. Através da aprendizagem de máquina, são criados modelos capazes de aprender através de varreduras em grandes quantidades de dados afim de encontrar padrões não observáveis facilmente. Assim, é possível trabalhar com análises muito mais rapidamente do que uma pessoa conseguiria manualmente. A conexão entre Blockchain, Big data e Inteligência Artificial possibilita a indústria entender como melhorar seu processo produtivo e melhorar a tomada de decisões.

Deixe uma resposta