Foto: Hipertextual.com
Foi divulgado neste último mês de outubro um documento da Verizon, operadora de telemóveis norte americana, sobre a Internet das Coisas (IoT) no cenário das grandes empresas e os seus respectivos investimentos e áreas de interesse, os chamados casos de uso. No contexto de IoT em manufatura, os três casos de uso relatados foram: monitoramento remoto, rastreamento de ativos e monitoramento baseado em condições.
A seleção dos casos de uso pela manufatura avançada vai de encontro com as necessidades do setor para as diversas aplicações, desde o acompanhamento do processo de produção ao monitoramento de produtos após a aquisição pelo consumidor final.
De acordo com a análise, o destaque fica para o aumento em 84% das conexões de redes de IoT no setor de manufatura comparado ao valor no mesmo período em 2016. O aumento é uma consequência dos 183 bilhões de dólares investidos em IoT na indústria americana neste último ano, tornando a indústria o setor líder em investimentos.
Os caso americano, os resultados neste último ano, mostram a necessidade de investimentos e ampliação da conectividade das indústrias brasileiras para o desenvolvimento de soluções inteligentes.