A integração de blockchain com a indústria 4.0

Foto: magazine.seats2meet.com

Outra tecnologia digital que pode ser aplicada a indústria 4.0 é o Blockchain. A ferramenta criada em 2008, permite o registro de todas as transações realizadas por uma moeda virtual, como o Bitcoin. Assim, o registro e possível acompanhamento da origem da moeda pode ser realizado.

A aplicação do Blockchain pode ser explicada no compartilhamento de informações relativas a produtos. Em todas as etapas do ciclo do produto (produção, armazenamento, utilização, suporte e aposentadoria) empresas interessadas no acompanhamento  poderiam aplicar o conceito na indústria inteligente.

A tecnologia foi criada como forma de registrar todas as transações (as  transferências) já realizadas com as unidades da moeda virtual Bitcoin. A justificativa do uso da ferramenta com criptomoedas é a não necessidade de uma entidade que centraliza o controle monetário. No contexto da indústria 4.0, Blockchains podem ser a maneira de guardar dados para criação de históricos dos produtos, melhorando assim o registro de dados e compartilhamento de informações entre consumidor e empresa.

Em breve, a maior parte da cadeia produtiva das empresas estará sendo monitorada através de alguma tecnologia wireless. Tornando assim a internet das coisas e a aplicação do conceito de blockchain nas etapas da análise e rastreamento de produtos.

Deixe uma resposta