A busca por profissionais voltados ao desenvolvimento de soluções de Internet das Coisas

Foto: Microsoft

A partir do plano de ação para Internet das Coisas (IoT) divulgado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi definida uma visão ampla para as ações visando o desenvolvimento de IoT no Brasil. A principal meta do plano é  acelerar a implantação da Internet das Coisas como instrumento de desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira, capaz de aumentar a competitividade da economia, fortalecer as cadeias produtivas nacionais, e promover a melhoria da qualidade de vida.

Em comum para os quatro ambientes (cidades, saúde, rural e indústrias) em que se objetiva o desenvolvimento brasileiro, torna-se necessária a ampliação da força de trabalho qualificada (capital humano) em IoT. Assim, surge como caminho para o objetivo traçado, a necessidade de capacitar e desenvolver pessoas para a área. Como objetivos listados no plano do BNDES estão:

  • Capacitação de gestores públicos para IoT;
  • Fortalecimento do corpo de P&D e engenharia para IoT a nível global;
  • Despertar interesse dos jovens em IoT/TiCs com foco na demanda.

Como exemplo de programa para incentivo da formação e fortalecimento de corpo de P&D em IoT é o programa Inova Talentos, a antiga Bolsa Rhae, relançada pelo CNPq em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que pertence à Confederação Nacional da Indústria. A política do programa objetiva mestrandos e doutorandos a trabalhar em empresas interessadas nos seus temas de pesquisa.

As empresas e institutos participantes do programa apresentam projetos e os pesquisadores interessados podem se candidatar. O objetivo principal do programa é oferecer bolsas de estudo incentivando o desenvolvimento de potenciais produtos que possam ser inseridos no mercado, gerando riqueza e reconhecimento a tecnologias nacionais.

Para os estudantes e empresas interessadas em participar do programa Inova Talentos, o link da página do programa detalha as informações. Para as empresas existe a área da chamada nacional de projetos para inscrição e recrutamento dos talentos. Aos talentos interessados basta verificar as vagas disponíveis e realizar o cadastro para participar do processo de seleção.

1 thought on “A busca por profissionais voltados ao desenvolvimento de soluções de Internet das Coisas

Deixe uma resposta