Insituto SENAI de Inovação desenvolve plataforma para evitar desperdício de água

Integrar indústria e sociedade fazendo uso da tecnologia é um dos princípios dos projetos desenvolvidos pelo Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs). Mesmo estando em fase de desenvolvimento, a plataforma SWAN (Smart Water Network), parceria entre o SENAI e a empresa sorocabense SEIP-7, é um dos projetos que propõe usar conceitos de Infraestruturas Inteligentes e Cidades Inteligentes (Smart Cities) para incluir dispositivos de Internet das Coisas (IOT) para acompanhar o consumo de água de diversas unidades (indústrias, condomínios, comércio, universidades, concessionárias de água, etc.).

A parceria entre as instituições surgiu após a SEIP7 submeter a ideia ao Edital SENAI de Inovação em 2016 e o ISI-TICs foi convidado a executar o projeto, que também conta com a participação do ISI-Microeletrônica (SENAI AM). A partir de então, o SWAN vem sendo trabalhado para acompanhar e identificar vazamentos, desperdícios e consumos que fogem ao padrão esperado. Segundo o pesquisador industrial, Ernani Azevêdo: “As concessionárias de água vão poder usar esses dados para localizar onde está o vazamento na malha de distribuição. Por fim, os usuários conseguirão acompanhar seu consumo e ter acesso a um histórico”.

Em 2017, o projeto participou dos eventos: IoT Latin America (São Paulo, SP) e VIII Congresso Brasileiro de Software (Fortaleza, CE); e ainda obteve a aprovação nos testes de caso realizados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com Inmetro e também pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). Sobre a importância dessas aprovações, Ernani Azevêdo comenta: “É muito difícil realizar testes de campo de projetos com Cidades Inteligentes. Não dá para imaginar uma empresa privada falando com 100 condomínios, 20 comércios e 10 indústrias para convencê-los a parar suas atividades e testar uma ideia, e com o uso dos laboratórios dessas organizações, com esse suporte o teste se torna viável e o projeto tem prosseguimento”.

Fonte: pe.senai.br/noticias/insituto-senai-de-inovação-desenvolve-plataforma-para-evitar-desperdício-de-água/#.WwK3MkgvyUk

1 thought on “Insituto SENAI de Inovação desenvolve plataforma para evitar desperdício de água

Deixe uma resposta