Instituto SENAI de Inovação alia realidade virtual à Segurança do Trabalho

O Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) mal chegou aos três anos de existência e já acumula 40 projetos e mais de R$ 17,4 milhões em investimentos.

Um desses projetos é o SafeSIM, simulador de realidade virtual que permite a alunos, profissionais e empresários do ramo da Segurança do Trabalho vivenciarem virtualmente situações reais do trabalho em altura com eletricidade para treinamentos.

A plataforma pode ser utilizada em qualquer lugar, basta que se tenha acesso a uma conexão de internet e um smartphone acoplado a um óculos de realidade virtual. Com o SafeSIM ativado no celular, o usuário é “transportado” para um novo ambiente onde é possível estimular o desenvolvimento de habilidades práticas sobre regras, procedimentos e comportamentos seguros estabelecidos pela Norma Regulamentadora nº 10 de maneira imersiva, lúdica e interativa.

Ao mesmo tempo, a ferramenta gera métricas de efetividade da aplicação da aprendizagem exigidas pelas certificações de diversos sistemas de gestão de qualidade, ou seja, disponibiliza um relatório da evolução da aprendizagem do aluno.

O produto foi concebido em parceria com a SaleSIM, empresa consolidada no mercado desde 2014, que iniciou as atividades junto ao ISI-TICs por meio do Edital SENAI de Inovação em 2015. O projeto ainda contou com a parceria do ISI de Sistemas Virtuais de Produção, no Rio de Janeiro.

“Somos uma empresa que utiliza tecnologia e metodologia para aumentar a produtividade de equipes e efetividade dos treinamentos na área de vendas, através de gamificação e automação de decisões do gestor”, define Macário Moraes, sócio da SaleSIM.

O apoio técnico, a rede de parceiros e a proximidade com a indústria foram os principais motivos para a procura da parceria com o Instituto SENAI de Inovação, segundo Moraes: “A estrutura possui profissionais com grande qualificação técnica e condições de ajudar na avaliação e implementação de inovação de alto impacto”.

Atualmente o ISI-TICs conta com 17 profissionais, sem contar professores e pesquisadores das universidades e parceiros como outros Departamentos Regionais do SENAI, UFRJ, UFPE e UFRPE.

Fonte: pe.senai.br/noticias/instituto-senai-de-inova%C3%A7%C3%A3o-alia-realidade-virtual-%C3%A0-seguran%C3%A7a-do-trabalho/#.WwK2W0gvyUk

Deixe uma resposta